RPG Original

Informação

Conheça mais detalhes sobre a técnica de RPG em diversos assuntos, tire dúvidas e ateste a eficiência desse método que trata a causa dos problemas posturais resolvendo-os definitivamente.

Dor na coluna cervical

  • A coluna cervical tem como função básica a sustentação do peso da cabeça e permitir um amplo grau de movimento facilitando as tarefas do dia a dia.

Artigos

Dor na coluna cervical

 

A coluna cervical tem como função básica, a sustentação do peso da cabeça e permitir um amplo grau de movimento facilitando as tarefas do dia a dia. Entretanto, este movimento em demasia e geralmente realizado de forma errada, como nas profissões que exijam a posição sentada ou em pé com o olhar voltado para baixo durante longas horas do dia e da mesma forma, durante o sono com travesseiros incorretos e posições ruins podem levar ao surgimento de sintomas dolorosos da cervical, como torcicolos, cervicobraquialgias - dor na cervical irradiada para o braço - e outros.

Dor na coluna cervical

A dor na coluna cervical pode ocorrer devido a um aumento na tensão da musculatura do pescoço causado por estresse e/ou posicionamento inadequado, podendo levar à consequências mais sérias como encurtamento dos músculos cervicais limitando o movimento da cabeça e pescoço, podendo levar à um desgaste ósseo precoce (artrose) com surgimento de bicos de papagaios (osteófitos) e alterações biomecânicas como a retificação da curvatura fisiológica da cervical predispondo o surgimento de hérneas de disco, dores de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, geralmente agravados quando se assume posição incorreta.

Para melhorar esta situação pode se fazer massagem, utilizar o calor como relaxante muscular, e assim reduzindo parcialmente os sintomas. Porém se não houver uma reeducação postural e uma melhora dos hábitos posturais, com alongamento de cadeias musculares encurtadas para o reequilíbrio dos segmentos corporais e descompressão de determinadas regiões, o resultado pode não ser satisfatório podendo haver recorrência dos sintomas.

Portanto, esta é a proposta da R.P.G (Reeducação Postural Global), que com sessões semanais, visa tratar as causas que originam os sintomas para, assim, resolvê-los.

 

Voltar