RPG Original

Origem da Técnica

O RPG é um método original e revolucionário nascido da obra “O Campo Fechado”, publicado em 1981 pelo fisioterapêuta francês Philippe E. Souchard, depois de quinze anos de pesquisa no domínio da ginástica postural.

Tratamentos

  • RPG - Reeducação Postural Global
  • Massoterapia
  • Drenagem Linfática - Método Leduc
conheça todos os detalhes

RPG Original

O RPG, reeducação postural global, é um método original e revolucionário nascido da obra “O Campo Fechado”, publicado em 1981 pelo fisioterapêuta francês Philippe E. Souchard, depois de quinze anos de pesquisa no domínio da ginástica postural.

O método baseia-se em três princípios básicos:

1) INDIVIDUALIDADE:
Cada ser humano possui características únicas e exclusivas.

2) CAUSALIDADE:
A verdadeira causa do problema pode estar distante dos sintomas, assim, procura a partir das conseqüências chegar a causa dos sintomas.

3) GLOBALIDADE:
Trata o corpo como um todo e não em partes isoladas.

A postura é a forma que o nosso corpo assume e se sustenta no espaço e está condicionado às atividades de vida diária e a fatores genéticos e psíquicos de cada pessoa, ou seja, são nossos hábitos diários, a herança que recebemos dos nossos pais geneticamente e o estado emocional com o qual lidamos com as tensões e frustrações na vida que definirão a postura do nosso corpo.

Os problemas posturais que desenvolvem-se ao longo da vida de um indivíduo, têm sua origem no encurtamento e na rigidez do sistema músculo-tendinoso e de suas diferentes cadeias musculares estáticas, uma vez que uma grande parte dos nossos músculos permanecem em contração contínua para sustentar a postura ereta e outros ficam relaxados e flácidos por serem pouco utilizados. Essa descompensação provoca uma desorganização postural além de lesões múltiplas pelo nosso corpo.

Em resumo, quando nossos segmentos corporais estão afastados da linha de gravidade, pelos fatores apontados anteriormente, isso significa que nosso corpo está com problemas posturais, e, para tratá-los, o RPG utiliza-se de fatores fisiológicos promovendo o alongamento e a liberação das cadeias musculares e, consequentemente, das articulações, restabelecendo o realinhamento postural e o desaparecimento dos problemas.



Voltar